Voluntários estão prontos para atuar nos Jogos Olímpicos

Os cerca de 100 voluntários estrangeiros e brasileiros que atuarão durante os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, a partir desta sexta-feira,5, visitaram na quarta-feira, 3, os locais onde irão realizar as intervenções e abordagens à população em geral e turistas sobre os Direitos da Criança e do Adolescente. Eles fazem parte da campanha “Respeitar Proteger Garantir – Todos Juntos pelos Direitos de Crianças e Adolescentes”, uma iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos, com a participação de organismos internacionais, nacionais e das prefeituras do Rio de Janeiro e de Porto Alegre.

A primeira visita foi ao Boulevard Olímpico Miécimo da Silva, em Campo Grande, na zona Oeste do Rio. No local serão realizadas as atividades esportivas direcionadas à comunidade durante o dia, além de shows na programação noturna.

Também a população formada por adultos, crianças, pessoas com deficiência e idosos poderá participar de oficinas gratuitas de esportes como badminton, jiu-jitsu, tênis de mesa, luta olímpica, vôlei sentado, futebol de 5, e atividades aquáticas sob orientação de professores especializados.

A outra visita foi ao Boulevard Olímpico Parque Madureira, na zona Norte. O grupo conheceu as áreas de convivência, onde abordará o público, e também visitou os locais dos shows e da transmissão das competições.

Nesta quinta-feira, 4, conforme o coordenador das atividades no Rio de Janeiro e representante da Prefeitura de Porto Alegre, Carlos Simões, foi realizado um painel com dicas e orientações de como agir e se comportar diante de situações como ataques epiléticos, convulsões, embriaguez, e outras questões referentes à saúde física da população e turistas. Logo após, participaram de simulações de como será a atuação nas ruas do Rio de Janeiro.

Os voluntários serão distribuídos em 14 grupos de trabalho. Eles serão compostos por representantes dos diferentes países estrangeiros, e por voluntários brasileiros. O objetivo é formar grupos mesclados, com a diversidade de idiomas. A jornada de trabalho será de quatro a seis horas diária.

Campanha – A “Respeitar Proteger Garantir – Todos Juntos pelos Direitos de Crianças e Adolescentes” pretende despertar a consciência da população em geral e dos turistas sobre a importância da proteção integral das crianças e adolescentes durante a Olimpíada. Essa experiência pretende se tornar uma prática não só em megaeventos, mas também em todas as manifestações de cunho esportivo, social e cultural.

As ações contam com a participação de instituições, governos e organizações comprometidos com os direitos de crianças e adolescentes, em grandes eventos. O projeto tem como preocupação a exploração sexual, trabalho infantil, uso de álcool e outras drogas, além de crianças e adolescentes em situação de rua.

Os voluntários irão atuar na orla de Copacabana e nos boulevares olímpicos Porto Maravilha, na região central; Parque Madureira, na zona Norte; e Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, na zona Oeste.

A campanha durante os Jogos Olímpicos se inspira e dá continuidade ao projeto desenvolvido na Copa do Mundo 2014. E o programa de voluntariado é inspirado na experiência do Grupo de Apoio em Mega Eventos (G.A.M.E.), realizado em Porto Alegre na Copa do Mundo.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>