Vacinação de cães e gatos contra a raiva termina sexta no Lami

A Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) termina nesta sexta-feira, 10, a ação de bloqueio vacinal (imunização) de cães e gatos no Lami, no perímetro que inclui a Estrada São Caetano, entre o Beco Casemiro Schmiedel e a rua Andaraí, devido à confirmação de dois casos de raiva bovina em duas propriedades no bairro. A ação foi iniciada no dia 30 de junho, quando três equipes visitaram 62 endereços e duas aldeias indígenas e vacinaram 131 animais, sendo 111 cães e 20 gatos. A notificação de um novo caso de raiva na região, em 3 de julho, motivou a continuidade da operação, com retorno ao Lami agendado para terça-feira, 7, ação que foi cancelada por causa do mau tempo.

A médica veterinária Sônia Duro da Silva, da Equipe de Vigilância da População Animal (EVPA) da CGVS, explica que o bloqueio atende ao que é preconizado pelo Programa Estadual de Controle e Profilaxia da Raiva e pelo Programa Nacional de Profilaxia da Raiva, buscando prevenir a ocorrência de novos casos e, com isso, reduzir o risco de transmissão viral para humanos.

A técnica da CGVS enfatiza que a contaminação do animal, na maioria das vezes, ocorre por meio da agressão por morcego hematófago. A ação é desenvolvida após a confirmação do caso, pelo serviço de inspeção veterinária da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. As pessoas que mantiveram contato com o animal infectado foram encaminhadas para os serviços de saúde da região para serem avaliadas e receberem profilaxia contra raiva. Os moradores da região residentes no raio de ação do bloqueio vacinal receberão orientação sobre a doença e formas de prevenção.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>