Território Praça da Alfândega visa qualificar espaço público

Para valorizar e qualificar o convívio da comunidade com espaço de referência do Centro Histórico da Capital, foi lançado nesta quarta-feira, 23, o projeto cultural Território Praça da Alfândega. O prefeito José Fortunati participou do ato, que ocorreu nas Escadarias do Memorial do RS, e reuniu entidades do entorno e frequentadores da praça. No local também ocorreu a abertura da Campanha Papai Noel dos Correios 2016.

A iniciativa do projeto cultural Território Praça da Alfândega reúne instituições e empresas locais que querem potencializar a área e transformá-la em um centro cultural, com atividades que envolvam a comunidade e criem um ambiente de convivência harmônica e preservação do espaço público.

Fortunati ressaltou a importância do projeto da praça que está no coração pulsante da cidade, que representa o centro histórico da cidade, e que passou por revitalização resgatando sua base histórica. “Se as pessoas de bem não ocuparem espaço público as pessoas do mal acabarão ocupando. Tenho a convicção que este projeto irá aprimorar a relação de toda comunidade com a praça e com a cidade, transformando esse espaço de maior convivência social”, disse o prefeito.

De acordo com a coordenadora do projeto pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, Anna Luiza Surita, a parceria demonstra a visão empreendedora dos envolvidos e é uma forma de melhor receber moradores e visitantes da cidade. “A intenção é que todos abracem o projeto para darmos mais vida e animação à praça para que ela se torne uma brilhante referência cultural”.

No local foi realizado o descerramento do banner na avenida Sepúlveda. O ato contou com apresentação da Banda da Brigada Militar e com cortejo circense.

Campanha de Natal - Durante o ato, ocorreu o lançamento da Campanha “Papai Noel dos Correios 2016″ e da Emissão comemorativa do selo de Natal. O diretor regional dos Correios no RS, Jorge Luiz Andrade Oliveira, conduziu a Obliteração do Selo Comemorativo, juntamente com o prefeito Fortunati e o representante do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal – Sintrajufe (instituição que mais adotaram cartinhas na Campanha de Natal dos Correios do RS).

Fortunati fez um apelo para que os porto-alegrenses participassem da campanha que leva esperança a milhares de crianças. “Neste momento extremamente importante para todos nós, um momento de final de ano de crise, todos esperam que nós possamos fazer algo diferente, criando esperança espírito natalino de quem deseja ter uma cidade mais solidária e com melhor qualidade de vida”. O prefeito lembrou que a campanha da cartinha começou aqui no Estado e que marca da solidariedade do povo gaúcho e se estendeu pelo país.

História da Praça - No local, em 1752, aportaram os navios que trouxeram os primeiros 60 casais das ilhas dos Açores, fundadores da cidade. Agora, anos depois, neste mesmo ambiente, são homenageadas as personalidades da Feira do Livro de Porto Alegre.

O lugar era conhecido como o Largo da Quitanda, onde se ergueu, em 1820, a primeira alfândega, que lhe deu o nome. Em 1856 foi construído o primeiro porto oficial da cidade, onde hoje está o calçadão da rua Sete de Setembro, com duas escadarias e um longo trapiche, no alinhamento da avenida Sepúlveda.

A praça também recebeu o primeiro passeio público dos anos 1930, ponto de encontro da população, no footing da Rua da Praia, nas filas das portas dos cinemas.

A praça transcendente o significado histórico. Em 2013 foi entregue aos cidadãos, restaurada e com iluminação renovada, depois de quatro anos de obras pelo Projeto Monumenta. Agora, por meio de financiamento do PAC Cidades Históricas, destinado a áreas protegidas pelo IPHAN, a feira de artesanato recebeu novas bancas.

Território Praça da Alfândega – Com toda sua relevância histórica, a Praça da Alfândega é um objeto de esforços do poder público que agora recebe uma iniciativa inovadora, de animação cultural. A parceria completará o potencial de ativação e reforçará seu significado para os moradores da cidade e para os visitantes.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>