Serviços destacam prevenção e autoestima das mulheres

Saúde da mulher e prevenção a doenças como câncer de mama e de colo uterino foram o tema central dos serviços desta terça-feira, 18, na Unidade de Saúde São Gabriel, que fica na rua Guilherme Jaime, 65, bairro Camaquã, zona Sul da Capital. Alusiva ao Outubro Rosa, a programação contou ainda com atividades de embelezamento e cuidados gerais em saúde para o público feminino.

Conforme a dentista da US, Cássia Abella, é importante que as mulheres realizem os exames preventivos, especialmente a coleta do citopatológico e a mamografia. “Colocamos cartazes com frases que reforçam o cuidado da mulher com a saúde e procuramos intensificar as ações no mês de outubro”, avalia Cássia. “Para nós, mulheres, é essencial o toque das mamas, para ver se está tudo bem”, diz a aposentada Diva Rodrigues Viola, de 59 anos, moradora da região. “Qualquer dúvida ou dor, a indicação é procurar imediatamente a unidade de saúde e fazer os exames com frequência”, afirma dona Diva. Já a agente comunitária de saúde Diva Zimmer orienta: “Procuro passar para as mulheres da comunidade a minha experiência de já ter superado o câncer de mama, reforçando que é preciso fazer os exames periodicamente”.

Programação - Nesta quarta-feira, 19, às 14h, será realizada palestra sobre quedas em idosos, oferecida por alunos de fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na quinta, 20, às 14h, a palestra trata de segurança pública, com o Núcleo de Ações Preventivas da Guarda Municipal. E na sexta-feira, 21, o encerramento terá bandas de música da comunidade, ônibus brincalhão para as crianças e lanche comunitário, às 13h30. As atividades são motivadas ainda pela comemoração dos 15 anos da US São Gabriel na comunidade.

A US São Gabriel oferece à população acolhimento, consultas médicas, enfermagem, odontologia, procedimentos e enfermagem, visitas domiciliares e grupo de convivência, além da participação do Conselho Local de Saúde. Com média de 45 atendimentos/dia, possui uma equipe constituída por médico, enfermeiro, dentista, técnico e auxiliar de saúde bucal, duas técnicas de enfermagem, três agentes comunitários de saúde, além de um residente de saúde bucal e estagiários de odontologia.

Ações de Saúde - Porto Alegre possui uma população de 755.564 mil mulheres, sendo 444.236 em idade fértil (10-49 anos), conforme o IBGE 2010. Cerca de 70% delas utilizam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Com ações preventivas, educativas, curativas e reabilitadoras, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prevenir doenças. Profissionais dos serviços da Capital são sistematicamente capacitados para a detecção precoce do câncer de mama, com base nas diretrizes clínicas da SMS, e dispõem da solicitação de métodos diagnósticos, como mamografia e ecografia mamária, quando indicado. São realizadas em torno de 50 mil mamografias no SUS, por ano, na Capital.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>