Saúde retomará vacinação contra gripe até segunda-feira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deve retomar a vacinação contra gripe em unidades de saúde na próxima segunda-feira, 9. Nesta quinta-feira, 5, um total de 180 mil doses foi entregue à SMS pela Secretaria Estadual de Saúde. A entrega das vacinas às gerências distritais de saúde e a logística para garantir o abastecimento das unidades já foram iniciadas. Para que os mais de cem locais de vacinação recebam as respectivas doses, a logística terá continuidade ao longo da sexta-feira, 6, garantindo a retomada da campanha até segunda.

Com as 180 mil doses, o número de vacinas destinadas à SMS pela Secretaria Estadual de Saúde chega a 592 mil. A quantidade deve ser suficiente para atender à meta de 80% dos grupos prioritários da população-alvo da imunização na cidade em 2016.

Grupos prioritários - Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (apresentar comprovante), trabalhadores da área da saúde e povos indígenas.

Prevenção – Para evitar a disseminação da doença, são necessárias medidas simples, como lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool gel; proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra interna do cotovelo, evitando o uso das mãos; usar lenços de papel; manter os ambientes arejados, com bastante circulação de ar. Ter uma dieta equilibrada, consumindo alimentos saudáveis, contribui para conservar a imunidade alta. Se apresentar sintomas, procurar atendimento médico e tentar evitar locais com aglomeração de pessoas, como emergências hospitalares, escolas, transporte público, centros comerciais, entre outros.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>