Sarau homenageia Simões Lopes Neto neste sábado

Dentro da programação do Ano Simões Lopes Neto, com o qual a Prefeitura via Secretaria da Cultura de Porto Alegre homenageia os 100 anos de morte do autor pelotense, a Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (av. Erico Verissimo, 307) sedia, neste sábado, 5, às 15h, o sarau da Estância da Poesia Crioula. Estão previstos a premiação do 3º Concurso Cultural Literário do Piquete Chama Nativa do Grupo Hospitalar Conceição, a palestra sobre o legado literário gaúcho no regionalismo brasileiro deixado por Simões Lopes Neto e um sarau cultural com poesia, música, conto, causo, história e folclore. O evento é aberto ao público.
Estância da Poesia Crioula - É uma entidade cultural sul rio-grandense que visa congregar os poetas e prosadores voltados para a temática gauchesca, além de pesquisar, manter, promover e divulgar tudo aquilo que se relacione com esta arte crioula em suas mais diversas formas de manifestações.

João Simões Lopes Neto - Nasceu em Pelotas no ano de 1865 e faleceu em 1916. Aos 13 anos, foi para o Rio de Janeiro, onde estudaria no Colégio Abílio e depois faria Medicina, porém ficou doente e voltou para o Rio Grande do Sul onde trabalhou como professor, tabelião, funcionário público, comerciante e industrial. Em Pelotas, incentivou a vida cultural e atuou na imprensa. É uma das principais figuras do regionalismo rio-grandense, valorizou a história do gaúcho e suas tradições. Uma de suas obras mais famosa é Contos Gauchescos.

 

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>