Público jovem terá testes de HIV na Restinga e Redenção

A unidade móvel do projeto Fique Sabendo Jovem estará na Restinga nesta sexta-feira, 7, e no Parque Farroupilha (Redenção), no domingo, 9, com testes de HIV ao público jovem na faixa dos 15 aos 29 anos. Na Restinga, os exames estarão disponíveis das 10h às 16h, na rua Macedônia, 100, com apoio da equipe da Unidade de Saúde Macedônia. Já na Redenção, o horário será das 16h às 20h, em frente do Monumento ao Expedicionário. Com segurança e privacidade, o resultado sai em apenas 30 minutos. Em caso de chuva, as ações serão canceladas.

A ideia do projeto é ampliar o número de testes voluntários e a prevenção, com o uso de preservativo, além de aumentar o encaminhamento para tratamento e a retenção, para que o jovem diagnosticado reagente ao HIV comece o tratamento o quanto antes e não abandone o uso da medicação antirretroviral, crucial para a manutenção da qualidade de vida. Estratégia inovadora de prevenção e educação em saúde sobre direitos sexuais e reprodutivos direcionada à juventude, o projeto é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Unidade móvel – Equipada com consultórios, a estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Na Capital, o projeto é administrado pela Gerência de Políticas Públicas de Cuidado em Saúde – Transmissíveis da SMS. Saiba mais em facebook.com/fiquesabendojovemportoalegre.

Ação busca reduzir as taxas de casos de aids em Porto Alegre, capital brasileira e cidade com os mais altos índices de detecção nos últimos cinco anos – em 2014, foram 94,2 casos por 100 mil habitantes, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. A população em geral tem acesso a testes rápidos de HIV nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações.

Unidade Móvel do Fique Sabendo Jovem
Sexta-feira, 7, das 10h às 16h – rua Macedônia, 100, Restinga, com apoio da equipe da Unidade de Saúde Macedônia
Domingo, 9, das 16h às 20h – Parque Farroupilha (Redenção), em frente do Monumento ao Expedicionário
Contato: Assessoria de Comunicação Social | SMS: (51) 3289-2710 e 3289-2711

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>