Outubro Rosa motiva atividades em unidades de saúde da Capital

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove atividades de prevenção nas unidades de saúde em prol do Outubro Rosa. Além de solicitação de mamografia, haverá coleta de citopatológico e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites. Os serviços são priorizados durante este mês, mas estão disponíveis o ano todo. A orientação é que as usuárias do Sistema Único de Saúde procurem a unidade de referência, conforme o endereço de moradia.

Nesta sexta-feira, 14, a ação ocorre em dois momentos, durante os turnos da manhã e tarde, para o público cadastrado na Unidade de Saúde Modelo, localizada na avenida Jerônimo de Ornelas, 55, bairro Santana. Segunda e terça-feiras, 17 e 18, ocorrem atividades especiais direcionadas à temática feminina para o público cadastrado na US Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27).

Já na próxima quarta-feira, 19, as atividades ocorrem em dois locais: na US Modelo e na US Santa Marta. No auditório do Santa Marta, haverá roda de conversa com a temática Gestação e uso de substância psicoativa. A ação ocorre a partir das 13h30 e tem como convidados a médica Nora Sarachaga, do Hospital Cristo Redentor, além de Gabriela Godoy e Camilla Schneck, professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na área da saúde. Nesse dia, também haverá acolhimento às usuárias cadastradas no local para solicitação de mamografias e orientações destinadas à saúde da mulher e prevenção do câncer de mama.

ATIVIDADES OUTUBRO ROSA
US Modelo
14/10 – manhã e tarde
Coleta de CP, solicitação de mamografia, teste rápido HIV, sífilis e hepatites

US Santa Marta
17 e 18/10 – atividades especiais direcionadas à temática feminina
19/10 – 13h30, no auditório Santa Marta
Roda de conversa com a temática Gestação e uso de substâncias psicoativas

US Modelo
19/10 – manhã
Coleta de CP, solicitação de mamografia, teste rápido HIV, sífilis e hepatites

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como principal objetivo alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Outras informações podem ser obtidas na Ouvidoria da Saúde, pelo Fala Porto Alegre – Fone 156.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>