Monumentos restaurados na Redenção serão entregues no domingo

Vinte monumentos restaurados no Parque Farroupilha (Redenção) serão entregues à população neste domingo, 31. A revitalização destas obras de arte, que compõem o estátuário público oficial da cidade, faz parte da segunda etapa de ações do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico do Parque Farroupilha. A iniciativa partiu de um projeto elaborado pela Coordenação da Memória da Secretaria da Cultura de Porto Alegre e se tornou possível com a parceria entre a Prefeitura de Porto Alegre, o Ministério Público Estadual e o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS). O projeto também foi contemplado com verba incentivada pelo Governo do Estado do RS, através do programa Pró Cultura – Lei de Incentivo à Cultura.

Para marcar a entrega dos monumentos revitalizados, integrando a solenidade oficial, às 10h, no Parque Farroupilha, será realizado o concerto da Camerata Pampeana. A regência é do maestro Tasso Bangel e o solo é do violinista Felipe Karam. A camerata é composta por Tasso Bangel (acordeão), Felipe Karam (1º violino), Rosângela dos Santos (2º violino), Gabriela Vilanova (viola), Philip Mayer (violoncelo), Diego Costa (violão), e Miguel Tejera (baixo). A apresentação será junto no eixo monumental, próximo a estátua do Gaúcho Oriental, que foi restaurado e colocado em local de ampla visibilidade. Veja programação do concerto aqui.

Monumentos restaurados em 2016 no Parque Farroupilha

– Gaúcho Oriental, de 1935
– Homenagem ao Esporte, de 1965
– Busto Luis Englert, de 1939. Autoria de André Arjonas
– Herma Alberto Bins, de 1959. Autoria de Antonio Caringi
– Marco contra as Armas de Brinquedo
– Busto Jaime Pereira da Costa, de 1936
– Monumento a João, Wesley, de 1953
– Monumento a Francisco de Assis Brasil, de 1942
– Monumento Francisco Brochado da Rocha, de 1963
– Imperatriz Dona Leopoldina, de 1974. Autoria de Milton Catão
– Busto José Fainca Lubianca, de 1994. Autoria de Mário Cladera
– Marco Exposição Farroupilha, de 1936
– Busto Almirante Tamandaré, de 1974
– Busto Duque de Caxias, de 1971
– Busto de Mascarenhas de Moraes, de 1974
– Busto Santos Dumont, de 1973
– Totem José Bonifácio
– Marco Exposição Farroupilha
– Dois marcos não catalogados

Seminário – No dia 4 de agosto, quinta-feira, às 14h30min, será realizado na sede do Sinduscon-RS, em Porto Alegre, o Seminário sobre Conservação de Monumentos Públicos, com o objetivo de discutir o tema da conservação dos monumentos públicos, trazendo como exemplo o Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico do Parque Farroupilha.

No encerramento do seminário será lançado o Caderno de Restauro do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico – Revitalização dos Monumentos do Parque Farroupilha que registra, em mais 80 páginas de publicação impressa, o processo e resultado do restauro dos monumentos do Parque Farroupilha. O coordenador do caderno é o Professor José Francisco Alves e as fotografias são de Gilberto Perin.

Programação

14h30 | Abertura do Seminário
15h | Palestrante: coordenador da Memória Cultural da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) Luiz Antonio Bolcato Custódio
Tema: Coordenação da Memória Cultural: Ações e estratégias para preservação do atrimônio.
Ações da Coordenação da Memória Cultural: prioridades, estratégias e passos para preservação do patrimônio monumental.
15h30 | Palestrante: professor de Escultura e doutor em História da Arte José Francisco Alves,
Tema: Porto Alegre e sua Arte Pública
A cidade de Porto Alegre: sua história e status cultural via monumentos e obras de arte públicas. Apresentação resumo sobre os quatro períodos históricos de nossa escultura pública.
16h | Palestrante: arquiteta restauradora e coordenadora técnica do projeto, Verônica Di Benedetti
Tema: Conservação de Monumentos
Conceituação e diferenciação entre os verbetes, conservação, restauração e revitalização, materiais constituintes dos monumentos, mecanismos de degradação e patologias e intervenções realizadas no Parque Farroupilha.
17h | Palestrante: escultor Luiz Henrique Mayer
Tema: Processos de reprodução artística dos monumentos do Parque Farroupilha: Novas técnicas de reprodução em resina mimetizando obras em bronze.
Intervalo
18h Lançamento do Caderno de Restauro do Projeto Construção Cultural – Resgate do Patrimônio Histórico – Revitalização dos Monumentos do Parque Farroupilha

Serviço
Data: 4 de agosto
Local: Teatro Sinduscon-RS (Augusto Meyer, 146, bairro Higienópolis)
Horário: 14h30
É preciso confirmar presença pelo telefone (51) 3021-3440 ou pelo e-mail: recepcao@sinduscon-rs.com.br.
Entrada e estacionamento gratuitos.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>