Lago Guaíba volta a apresentar elevação

O Lago Guaíba voltou a subir na tarde desta quarta-feira, 22, atingindo a marca de 2,51m na régua eletrônica do Cais do Porto, às 17h. A subida deve ser gradativa e leve, e não se descarta que o nível suba até 2,60m. A elevação é causada pelo aumento da vazão dos rios que alimentam o lago, que enfrentam cheia, e deve se manter pelas próximas 24 a 36 horas.

Esta é a primeira vez, desde 2002, que o Guaíba atinge marcas tão altas. Naquele ano, chegou a 2,52m no cais. As atenções do Sistema Centro Integrado de Comando – Ceic/Metroclima estão voltadas para o Rio Jacuí – o principal contribuinte do Guaíba, com 70% da vazão -, e que enfrenta uma cheia ainda maior do que na semana passada. Com o nível aumentando de forma consistente entre São Gabriel e Porto Alegre, a situação sugere cheia na parte final da bacia junto à Capital ainda por muitos dias. Em Rio Pardo, o Jacuí subiu mais de meio metro em 24h e ontem à noite estava em 15,10m.
De acordo com boletim assinado pelos meteorologistas Eugenio Hackbart, Estael Sias e Luiz Fernando Nachtigall, dos demais rios contribuintes, o Taquari passa por cheia, porém menor que no final da semana passada. O Caí e o Sinos estão com os maiores picos agora, e alcançam Porto Alegre no fim de semana e no começo da semana que vem. O Gravataí segue em cheia histórica na Grande Porto Alegre com níveis sem precedentes em décadas.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>