Jovens terão testes de HIV em quatro regiões da cidade

A unidade móvel do projeto Fique Sabendo Jovem estará em quatro regiões de Porto Alegre com testes de HIV ao público na faixa dos 15 aos 29 anos, para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. Com segurança e privacidade, o resultado sai em apenas 30 minutos. Neste sábado, 3, o veículo estaciona na Unidade de Saúde Lomba do Pinheiro (rua João de Oliveira Remião, 6111), das 8h30 às 17h. No domingo, 4, o atendimento será no Parque Farroupilha (Redenção), em frente do Monumento ao Expedicionário, das 16h às 20h, além de integrar atividades na Restinga e no bairro Bom Jesus (veja programação). Em caso de chuva, as ações serão canceladas.

O objetivo é ampliar o número de testes voluntários e a prevenção, com o uso de preservativo, além de aumentar o encaminhamento para tratamento e a retenção, para que o jovem diagnosticado reagente ao HIV comece o tratamento o quanto antes e não abandone o uso da medicação antirretroviral, necessária para a manutenção da qualidade de vida. Estratégia inovadora de prevenção e educação em saúde sobre direitos sexuais e reprodutivos direcionada à juventude, o projeto é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Unidade móvel – Equipada com consultórios, a estrutura tem espaço para testagem rápida e acolhimento e é adaptada a pessoas com necessidades especiais. Na Capital, o projeto é administrado pela Gerência de Políticas Públicas de Cuidado em Saúde – Transmissíveis da SMS. Saiba mais.

A ação busca reduzir as taxas de casos de aids em Porto Alegre, capital brasileira e cidade com os mais altos índices de detecção nos últimos cinco anos – em 2014, foram 94,2 casos por 100 mil habitantes, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. A população em geral tem acesso a testes rápidos de HIV nas unidades de saúde de referência, onde podem ser obtidas orientações e mais informações.

Confira a programação:

03/12 – Unidade de Saúde Lomba do Pinheiro (rua João de Oliveira Remião, 6111), das 8h30 às 17h
04/12 – Parque Farroupilha (Redenção), em frente do Monumento ao Expedicionário, das 16h às 20h
07/12 – Rua Álvaro Difini, 300 – CTG Porteira da Restinga, das 13h às 16h
10/12 – Bairro Bom Jesus, em horário a definir
11/12 – Parque Farroupilha (Redenção), em frente do Monumento ao Expedicionário, das 16h às 20h
17/12 – Restinga, em horário a definir
18/12 – Parque Farroupilha (Redenção), em frente do Monumento ao Expedicionário, das 16h às 20h

Leia também: Capital estimula o cuidado sem preconceito em casos de Aids

Contato: Assessoria de Comunicação Social | SMS: (51) 3289-2710 e 3289-2732

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>