Escritor Tino Freitas visita escola do bairro Cavalhada

Por intermédio do programa de leitura Adote um Escritor, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do bairro Cavalhada, recebeu, nesta quarta-feira, 9, Tino Freitas – autor adotado pela instituição em 2016. Tino visitou as salas de aula para conversar com as crianças, cantar e realizar contação de histórias. Ele ganhou presentes confeccionados pelos alunos e assistiu a um teatro encenado pela turma Jardim B. A apresentação se baseou na obra do autor Quem Quer Brincar Comigo?.

Para diretora da Emei, Andréia Gularte Guerim, adotar o escritor Tino Freitas foi uma experiência gratificante. “Ele tem livros adequados para as nossas faixas etárias, que compreende alunos de Maternal I e II, e Jardim A e B. Realizamos vários trabalhos baseados em suas obras como, por exemplo, teatros, artes plásticas, música, dramatização, releitura, reescrita de textos e hora do conto”, destacou.

De acordo com a diretora, a iniciativa traz para a instituição um leque de possibilidades. “A escola infantil, naturalmente, já trabalha bastante com histórias e o Adote um Escritor é um programa que vem para contribuir, pois permite que as crianças conheçam o escritor. Para elas é importante ver”, declarou.

O primeiro livro de Tino Freitas foi publicado em 2009. Ele é jornalista, nascido em Fortaleza e, atualmente, mora em Brasília. Com 19 livros publicados, todos direcionados ao público infantil, o autor afirma ter paixão pelos livros ilustrados – integrando texto e imagem. “Para que a ligação com as crianças funcione é preciso ter um bom livro, gostar da história, estar em um ambiente acolhedor e ter um link afetivo. É necessário estabelecer uma relação de respeito com a criança”, explicou.

Tino comentou, ainda, sobre o papel dos escritores, salientando a relevância do contato direto com as crianças. Para ele, é importante ouvir o que elas têm a dizer e descobrir as mudanças causadas por suas obras. “Soma muito no meu trabalho. Hoje foi um presente. Essa oportunidade de conversar com os professores e alunos. Eu não vou esquecer esse momento e espero que as crianças desenvolvam essa lembrança, que estiveram com o escritor dos livros que elas leram e gostaram”, concluiu.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>