Conscientização ambiental acontece no bairro Cristal

O Programa Integrado Socioambiental (Pisa) está realizando um trabalho de conscientização ecológica em comunidades do bairro Cristal. As revitalizações do jardim da Unidade de Saúde Nossa Senhora das Graças e das Instituições de Educação Infantil do Núcleo São Francisco e Casa de Nazaré fazem parte do projeto. Com o apoio de estudantes de gestão ambiental do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), os profissionais do posto de saúde da região já construíram nesta semana um jardim suspenso com pneus e um relógio biológico (espécie de horto em forma de circulo com ervas para chá com horários propícios para ingerir) na unidade de saúde.
“Começamos com o jardim e o relógio, mas nossa intenção é ter um contato com a comunidade. Queremos fazer uma feira ecológica para chamar a atenção sobre a questão do lixo, da reciclagem, da compostagem e do uso de plantas medicinais”, explica a enfermeira do posto de saúde, Aline Medronha.
Grande parte dos materiais utilizados no trabalho de revitalização do posto de saúde foi reaproveitado de outros locais. As mudas plantadas foram doadas pelo Centro Agrícola da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (Smic); cimento e areia foram doados pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov); a terra, os tijolos, as garrafas pet e a tinta foram doados por moradores.
Além de agir na Unidade de Saúde Nossa Senhora das Graças, o Pisa está ajudando crianças da comunidade do bairro Cristal a entender sobre conscientização ambiental. No pátio da Instituição de Educação Infantil do Núcleo São Francisco será construída uma horta, uma composteira e uma cisterna.
O estudante de gestão ambiental do IFRS, Caetano de Moura, explica como será feito o projeto na escola. “Num primeiro momento, vamos fazer análise do solo e depois, quando as estruturas tiverem prontas, as crianças mesmo vão cultivar, plantar e regar as plantas com água da cisterna, tendo noções de ecologia ao mesmo tempo”, conta Caetano.
Em outra escola da comunidade, a coordenadora da Instituição de Educação Infantil do Núcleo Francisco, Maria Solis, comenta sobre a participação do Pisa na escola. “Juntamos as ideias e trabalhamos para melhorar a frente e o pátio da escola com o plantio de folhagens e cultivo de outras plantas. E o pessoal do programa sempre chama a gente para participar das ações deles”, relata Maria.
Pisa – A prefeitura realiza, constantemente, fóruns de serviços na região do Cristal para abordar demandas dos moradores, conselheiros do Orçamento Participativo e lideranças comunitárias do bairro. O Pisa organiza estes encontros e está reestruturando a região do Arroio Cavalhada, realocando moradores para áreas com moradia de qualidade, protegendo contra cheias e melhorando a estruturação viária. Estas ações visam aumentar a qualidade de vida do cidadão porto-alegrense e devolver a balneabilidade do Guaíba.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>