Capital entra em período de instabilidade e chuvas fortes

Após esta sexta-feira, 14, com sol entre nuvens e sem previsão de chuva, Porto Alegre entra em um período de muita instabilidade com fortes precipitações e grandes volumes acumulados. A partir do final da tarde deste sábado, 15, há chance de chuva na Capital, mas modelos indicam que os maiores volumes são esperados entre o domingo, 16, e a terça-feira, 18. Não se descarta a ocorrência de temporais e queda de granizo isolados.

Grande parte deste sábado ainda tem tempo seco e abafado em Porto Alegre, mas a chance de chuva e possíveis trovoadas começa a partir do final da tarde. Segundo o Metroclima, a atmosfera muito aquecida, as nuvens carregadas e os centros de baixa pressão aumentam a instabilidade e a chance de tempo severo. Portanto, no período entre domingo e terça-feira, pode ter chuva a qualquer hora do dia, com chance de pancadas fortes de curta duração e trovoadas, possibilitando o acúmulo de grandes volumes. Devido ao tempo instável, pode ainda haver vento forte e ocasional queda isolada de granizo. De acordo com os meteorologistas, apesar do predomínio dessa instabilidade, não deve chover o tempo todo e a tendência é que ocorram intervalos de tempo seco com aberturas momentâneas.
O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) monitora a instabilidade dos próximos dias e já comunicou os órgãos municipais que podem auxiliar em caso de danos à cidade. Em ocasiões de tempo severo, o Ceic orienta que as pessoas evitem sair durante chuvas fortes e mantenham distância de árvores em caso de raios.
As informações podem ser atualizadas através do Twitter: www.twitter.com/ceic_poa

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>