Capacitação aproxima turismo de Porto Alegre e Montevidéu

Nesta quinta-feira, 18, operadores de turismo e agentes de viagem uruguaios, num total de 50 profissionais, tiveram um encontro com representações institucionais, agências de turismo e áreas comerciais da rede hoteleira de Porto Alegre com vistas a incrementar o fluxo de turistas uruguaios para a capital do Rio Grande do Sul. O encontro ocorreu em Montevidéu, numa realização da Secretaria de Turismo de Porto Alegre apoiada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau e a Embratur, através do Comitê Descubra Brasil no Uruguai.

Capitais com afinidades históricas tanto pela proximidade geográfica como cultural, Porto Alegre e Montevidéu voltaram a contar com ligação aérea no início de julho deste ano desta vez pelos voos da Azul Linhas Aérea, com quatro frequências semanais. A retomada desta conectividade serviu de estímulo à nova investida no mercado uruguaio.

“É um conceito mundial que o principal turista de um destino é o seu vizinho, por isso é uma alegria para Porto Alegre retomar este contato direto uma vez que o o Uruguai é um mercado importante para nós, assim como o Rio Grande do Sul é hoje um forte emissor de turistas para destinos uruguaios”, afirmou o secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, que abriu o encontro apresentando os atrativos culturais, a gastronomia, a infraestrutura receptiva e de eventos da cidade, a oferta de oficinas de Turismo Criativo e o fato da capital gaúcha ser um destino friendly ao público LGBT.

A promoção de Porto Alegre focalizou junto aos agentes e operadores convidados o segmento de viagem de lazer, em especial o turismo cultural que é o principal motivo de viagens dos uruguaios ao Brasil, e o segmento MICE, tanto para a captação de congressos, convenções, exposições e reuniões de negócios como para aumentar o fluxo de visitantes do país vizinho. Neste segmento, Porto Alegre é hoje o terceiro destino mais visitado pelos uruguaios, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. A apresentação da capital gaúcha foi complementada pelo presidente do Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, Roberto Snel, que detalhou a estrutura e a
posição da Capital no mercado MICE, e pelo diretor da ABIH-RS, Carlos Schmitt, que apresentou a capacidade e diversidade da hotelaria local.

Alejandra Busiello, coordenadora do Comitê Descubra Brasil-Embratur no Uruguai, reforçou a oportunidade do workshop de capacitação sobre Porto Alegre aos profissionais uruguaios que indicam e vendem destinos turísticos, ressaltando o forte vínculo entre as duas capitais e os dois países. O interesse dos operadores e agentes que participaram do workshop que identificaram o potencial atrativo da capital gaúcha agora facilitado pela conectividade aérea chamou a atenção da comitiva porto-alegrense durante a rodada de negócios. “Os uruguaios viajam muito motivados por agendas culturais e esportivas dos destinos, além do que a conectividade aérea tende a estimular aos que procuram pela serra gaúcha a permanência por duas noites em Porto Alegre”, avaliou Carolina Artagaveytia, da agência e operadora Viajes Bueme’s.

Representante da Azul Linha Aéreas em Montevidéu, Pablo Damigella, confirmou os bons números da nova rota internacional da companhia. “A demanda pelo voo Porto Alegre-Montevidéu superou as expectativas, nos dois trechos, sinalizando que este era um mercado que esperava por essa conectividade”, avaliou. A partir de 4 de outubro, os voos serão diários entre as duas capitais, mantendo a mesma frequência e horários: saídas de Porto Alegre às 12h01, chegando às 14h10 em Montevidéu; saídas da capital uruguaia às 14h10 com pouso na capital gaúcha às 16h43.

Participaram da capacitação como expositores de Porto Alegre as agências receptivas Fellini Turismo e Brocker Turismo, os hotéis Laghetto Viverone, Plaza São Rafael, Sheraton Porto Alegre, Ritter, os das redes Atlântica, Accor e Intercity, além da Azul Linhas Aéreas.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>