Campanha Maio Vermelho destaca prevenção ao câncer bucal

Porto Alegre é a sétima capital brasileira com maior número de novos casos de câncer de boca e a primeira no número de fumantes regulares, um dos principais fatores de risco para a doença. Como forma de alertar e informar a população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, a partir desta quarta-feira, 18, atividades alusivas ao Maio Vermelho, mês de luta contra o câncer de boca. As ações serão realizadas em oito regiões da cidade, com atividades educativas e exames bucais para detecção de alterações e lesões malignas.

A primeira ação será das 9h às 17h, no Centro de Saúde Murialdo (avenida Bento Gonçalves, 3722), que corresponde à gerência distrital de saúde Partenon-Lomba do Pinheiro, com três consultórios à disposição da população. Já na quinta-feira, 19, das 9h às 17h, o atendimento ocorre em dois locais: antigo Pronto Atendimento da Restinga (avenida Macedônia, 750), na região Restinga-Extremo Sul, e Gerência Distrital de Saúde Norte-Eixo Baltazar (avenida Baltazar Oliveira Garcia, 744). Pessoas que apresentarem lesões suspeitas serão imediatamente encaminhadas para consulta com especialistas, e fumantes receberão orientações sobre como parar de fumar e onde buscar tratamento. (confira cronograma)

De acordo com dados repassados pela área técnica de Saúde Bucal da SMS, estima-se que, em 2016, ocorram 15.490 novos casos de câncer da cavidade oral no Brasil. Desse número, mais de 1.110 casos novos serão no Rio Grande do Sul, sendo aproximadamente 900 casos em homens e 210 casos em mulheres. Em Porto Alegre, estimam-se 170 novos casos, sendo 130 em homens e 40 em mulheres.

“Na região Sul, o câncer da cavidade oral ocupa o alarmante 6º lugar entre os cânceres mais prevalentes em homens; para as mulheres, é o 15º lugar, mas tendências atuais apontam para que ele venha a subir de posição, considerando as mudanças no estilo de vida e hábitos da população feminina”, destaca a coordenadora da Saúde Bucal, Evelise Tarouco.

Sem tabaco e contra o câncer – No dia 31 de maio, o evento será no Largo Glênio Peres, Centro Histórico da Capital, em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco e Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal, e contará com seis consultórios para fumantes e não-fumantes efetuarem o exame bucal, identificando a presença de lesões.

Tratamento – Todas as unidades de atenção básica do município dispõem de tratamento ao fumante, com sete serviços de referência para Estomatologia. Em 2015, foram disponibilizadas 1.030 primeiras consultas. A média mensal de encaminhamentos para tratamento de lesões de boca no município é de 85 solicitações, não havendo tempo de espera para marcação, sendo o agendamento imediato na Unidade de Saúde.

Quando o câncer de boca é descoberto na fase inicial, a cura é de aproximadamente 100% dos casos. Entre os casos descobertos em fases mais tardias, a taxa de mortalidade chega a 50%. Entre as medidas importantes para reduzir a incidência da doença estão controlar o tabagismo, o uso do álcool e a exposição solar, em especial entre trabalhadores; estimular a higiene bucal e o acompanhamento adequado da adaptação de próteses bucais, a fim de auxiliar no diagnóstico precoce de lesões.

  • Partenon Lomba do Pinheiro: 18/05 – 9h às 17h, Centro de Saúde Murialdo (Av. Bento Gonçalves, 3722
  • Restinga Extremo Sul: 19/05 – 9h às 17h, Antigo Pronto Atendimento da Restinga (Avenida Macedônia, 750)
  • Norte Eixo Baltazar: 19/05 – 9 às 17h Gerência Distrital de Saúde – Av. Baltazar Oliveira Garcia, 744
  • Leste Nordeste: 23/05 – 10h às 17h Tottal Materiais de construção – Av. Protasio Alves, 5777
  • Sul Centro Sul: 25/05 – 9h às 17h Zaffari Ipanema (Av. Juca Batista, 925)
  • Noroeste Humaitá – Navegantes Ilhas: 30/05 – 10h às 17h – Centro de Saúde IAPI (Rua 3 de Abril, 90)
  • Centro: 31/05 – 9h às 17h, Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público
  • Ilhas: 01/06 – 9h às 17h, Ilha da Pintada (Colônia de Pescadores Z5)
  • Glória Cruzeiro Cristal: 04/06 – 10h às 17h (Av. Moab Caldas, 400)
A Campanha Maio Vermelho é realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Conselho Regional de Odontologia (CRO/RS), Sociedade Brasileira de Cirurgiões Dentistas (Sobracid), Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Associação Gaúcha de Auxiliares e Técnicos de Odontologia (AGATO), Rotary – Distrito 4670, Telessaúde RS/EstomatoNet, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Frente Parlamentar de Prevenção e Combate ao Câncer de Boca, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (Ceco).

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>