Caminhada no Centro Histórico dá início ao Mês do Idoso

Com uma caminhada animada, integrantes de pelo menos 20 grupos da terceira idade deram a largada nas atividades do Mês do Idoso de Porto Alegre. Mais de duas mil pessoas participaram da 3ª Caminhada da Pessoa Idosa na tarde desta segunda-feira, 26, que percorreu o Centro Histórico da Capital. Elas foram recebidas na escadaria do Paço Municipal, pelo prefeito José Fortunati.

Os idosos lotaram a Praça Montevidéu, que ficou colorida com balões, faixas, cartazes e as diversas camisetas dos grupos e entidades de apoio à terceira idade. Fortunati destacou a animação e a energia da turma. “É dessa empolgação, da luta, da perseverança e do amor à vida que vocês demonstram que o Brasil precisa para continuar avançando e enfrentar suas crises e desafios”, afirmou o prefeito.

O secretário adjunto do Idoso, André Canal, também destacou os avanços na área, como o lançamento, em março, do Plano Municipal do Idoso. O documento serve como base para o controle social de projetos e ações voltadas para os idosos da Capital e tem validade até 2018. E o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Lélio Galvão, salientou que essas ações servem para promover, conscientizar e garantir os direitos da pessoa idosa.

Sobre o mês do idoso – Foi instituído pela Lei Municipal 10.505 de 04 de agosto de 2008, passando a integrar o calendário oficial de eventos de Porto Alegre.  As comemorações são organizadas e coordenadas pela Secretaria Adjunta do Idoso-SMDH em parceria com a Sociedade Civil. Objetivo é conscientizar, promover autonomia e dando visibilidade ao segmento que representa 13% da população de Porto Alegre. Desde o começo das atividades, no dia 26/09 até o dia 28/10, serão promovidas, nas 17 regiões do Município de Porto Alegre, mais de 100 atividades de cultura, lazer, educação, esporte, saúde, assistência social com temas sobre envelhecimento, qualidade de vida, segurança, mobilidade, entre outras.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>