Banco de Leite do Hospital Presidente Vargas precisa de doações

O Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), que atende pelo Sistema Único de Saúde, está com baixo estoque de leite materno e precisa de doações. O local tem capacidade para processar a demanda de 100 litros de leite humano por mês, quantidade que seria suficiente para suprir as necessidades dos bebês internados na neonatologia. Mas, no momento, o estoque é suficiente apenas para um ou dois dias de consumo.

Toda mãe que estiver amamentando, com excesso diário de leite (no mínimo em torno de 50ml) e clinicamente saudável, pode ser uma doadora. Basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano, que fica na avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, telefone 3289-3334. Serão confirmados os critérios de doação e repassadas orientações iniciais para esgotar as mamas manualmente e armazenar o leite com segurança, até que a doadora possa se dirigir ao Banco de Leite para a primeira doação. Será feito preenchimento de cadastro e coletada assinatura de termo de consentimento. Após, a equipe começa a buscar o leite direto na residência, momento em que poderá esclarecer dúvidas. O leite recebido passará por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, será liberado para o consumo dos bebês.

Benefícios do leite materno – O leite materno é importante para os bebês e traz benefícios, aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, além de atuar no sistema cognitivo. Para os bebês prematuros, o leite materno é fundamental na luta pela sobrevivência. “Dos 25 leitos disponíveis na neonatologia, 5% são ocupados por bebês que nasceram com algum tipo de patologia intestinal, necessitando passar por processo cirúrgico”, destaca a coordenadora do Banco de Leite, Maria Inês Voigt. Os demais são prematuros de diferentes graus. “Para todos eles, o leite humano é fundamental no sentido de restabelecer a saúde e propiciar alta precoce”, comenta. Conforme Maria Inês, a maioria das mães ainda não produz leite suficiente para o consumo do filho por causa do estresse do procedimento cirúrgico enfrentado pelo bebê ou pela própria internação logo após o nascimento.

Diariamente, a equipe do banco auxilia no esgotamento (retirada) do leite materno, e a prioridade é sempre para o próprio filho, estimulando com isso o aumento da produção. Quando essa produção é ainda insuficiente às necessidades diárias do bebê, devido ao estresse materno, é prescrito leite humano doado. “Este leite supre a necessidade do bebê e tranquiliza a mãe. É um ato de solidariedade, amor, doação e altruísmo, gerando sentimento de bem-estar à doadora”, avalia Maria Inês.

Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV):
Avenida Independência, 661, esquina com rua Garibaldi, 6º andar – Porto Alegre
Telefone: 3289-3334
Assessoria de Jornalismo da Secretaria Municipal de Saúde
3289-2710 | 3289-2732

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>