Artesãos recebem permissão de uso de novas bancas

Os artesãos licenciados para trabalhar na rua Cassiano Nascimento, entre as ruas dos Andradas e Sete de Setembro, ao lado da Praça da Alfândega, receberão a permissão de uso de 41 novas bancas nesta quarta-feira, 14, às 15h, no Salão Nobre do Paço dos Açorianos. O termo será entregue à Associação dos Artesãos da Feira de Artesanato da Praça da Alfândega (Artefan). A solenidade terá a presença do prefeito José Fortunati, e dos secretários municipais da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Antonio Kleber de Paula, e da Cultura (SMC), Roque Jacoby.
As bancas foram construídas com recursos no valor de R$ 395 mil do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por intermédio do PAC Cidades Históricas do Governo Federal. Os equipamentos foram repassados à Smic, que faz a gestão junto aos expositores. Cada banca tem 1m80cm de largura, pela mesma medida de comprimento, e altura de 2m35cm, cobertura fixa e oferece segurança para guardar mercadorias durante a noite.
O modelo foi criado por um grupo de trabalho formado pela equipe do projeto Monumenta em Porto Alegre, arquitetos que executaram as obras de restauração da Praça da Alfândega e representantes dos artesãos, que também sugeriram os ajustes necessários na etapa final de execução do projeto. As bancas foram projetadas observando critérios de operacionalidade, durabilidade, segurança e resistência às intempéries. Um protótipo passou por um teste de 20 dias na praça e resistiu ao vendaval que atingiu Porto Alegre em fevereiro de 2016.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>