Ação na Esquina Democrática orienta homens para a prevenção

Fatores como doenças cardiovasculares, câncer de próstata, obesidade, tabagismo, uso de álcool e outras drogas estão entre os principais riscos à saúde do público masculino. Nesta quinta-feira, 17, a prefeitura promove orientações no sentido de ampliar e facilitar o acesso da população-alvo às ações e serviços de assistência integral do Sistema Único de Saúde (SUS) em Porto Alegre. Motivada pelo Novembro Azul, a atividade será das 9h às 17h, na Esquina Democrática (Borges de Medeiros equina rua dos Andradas), Centro da Capital.

Às 12h, haverá apresentação de mostra fotográfica feita com trabalhadores da rede municipal, incentivando o público masculino a procurar atendimento e orientações nas unidades de saúde. Além disso, banners gigantes serão colocados no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico) e em frente à sede da SMS (avenida João Pessoa, 325 – Farroupilha). A ação conta com apoio de acadêmicos do curso de enfermagem da UniRitter/Campus Canoas e destaca a promoção do cuidado integral em saúde o ano inteiro, com ações permanentes de prevenção que envolvem a rede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Atendimento – A partir do acolhimento, a ênfase das ações desenvolvidas nas unidades de saúde da Capital está relacionada à verificação da pressão arterial, circunferência abdominal, peso e altura, além de avaliar a taxa de glicose e de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, com abordagens sobre direitos sexuais e reprodutivos e paternidade. Orientações quanto aos riscos do fumo, álcool e outras drogas, prevenção de violências e acidentes, sedentarismo, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares também integram as ações.

De acordo com a Gerência de Políticas Públicas em Saúde – Ciclos de Vida da SMS, um dos motivos que dificulta o trabalho de prevenção é que esse público não costuma procurar as unidades de atendimento. “Em geral, os homens não têm uma cultura de prevenção e acabam acessando os serviços da rede quando apresentam sintomas e a doença já está instalada”, destaca o assessor técnico Júlio César Barros. Por isso, a importância de buscar a unidade de saúde de referência para começar o acompanhamento. “Nas unidades, o público masculino receberá orientações de como prevenir as principais causas de morbidade e mortalidade”, afirma Barros.

Próstata – O câncer de próstata é o segundo câncer que mais mata homens, sendo que resultados alterados de exames simples, como toque retal e PSA (antígeno prostático específico), permitem suspeitar a doença. Conforme o assessor técnico e urologista Marcos Dias Ferreira, as estatísticas apontam que um em cada seis homens vai desenvolver o câncer de próstata clinicamente significativo, ou seja, vai necessitar de tratamento. “No Brasil, 40% dos pacientes são detectados com a doença na fase avançada, quando o tumor já provocou metástase. Nos Estados Unidos, o índice cai para menos de 5%”, informa o médico. A detecção precoce possibilita mais de 95% de cura dos casos de câncer de próstata, além de ser mais barata e evitar quadros que evoluem para metástase nos ossos, provocando dores e um tratamento sofrido para garantir a sobrevida do paciente, que em média é de 36 meses, conforme o estágio da doença.

Confira os dez principais problemas de saúde dos homens no Brasil:

Câncer de próstata
Acidentes
Alcoolismo
Doenças cardiovasculares
Doenças sexualmente transmissíveis
Disfunção erétil
Depressão
Tabagismo
Obesidade
Diabetes

Campanha – A campanha do Novembro Azul tem o objetivo de alertar sobre a saúde do homem, promovendo diferentes ações de conscientização e oferta de exames variados de prevenção. Nas unidades de saúde, os homens dispõem de orientações sobre as doenças e agravos que mais atingem a saúde masculina. Muitas doenças podem ser prevenidas e, se descobertas precocemente, possuem  tratamento. O tema da campanha é “Não importa o tipo de homem que você é, seja do tipo que cuida da saúde”. Confira informações de serviços no site Novembro Azul da SMS e acesse o  folder com informações relativas à saúde do homem. Porto Alegre possui 141 unidades de saúde. Clique aqui e conheça a unidade de referência, conforme o endereço residencial.

Novembro Azul SMS – Ação de promoção e prevenção da saúde do homem
Quinta-feira, 17 – das 9h às 17h: orientações de prevenção | 12h: apresentação de mostra fotográfica com trabalhadores do SUS
Esquina Democrática (Borges de Medeiros equina rua dos Andradas) – Centro de Porto Alegre
Assessoria de Comunicação da SMS | 3289-2710 e 3289-2732

 

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>