1º Festival de Canoagem movimentará a orla de Ipanema no domingo

O Lago Guaíba, na orla da praia de Ipanema, zona Sul de Porto Alegre, será o ponto de encontro dos apaixonados por esportes náuticos neste domingo, 6, quando a cidade recebe o 1º Festival de Canoagem de Porto Alegre e América Latina, modalidade considerada ecologicamente correta pelo fato de as embarcações não utilizarem motores. Organizado pela Associação Gaúcha de Desenvolvimento do Esporte e Turismo (AGDET), com sede em Tramandaí e também na Capital, o evento estima a participação de 300 remadores do sul do país, da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, e um público total de mil pessoas. A iniciativa tem o apoio da prefeitura por meio das secretarias municipais de Turismo (SMTUR) e de Esportes, Recreação e Lazer (SME).
“Será um festival lúdico e não competitivo, de aproximação com a natureza e de confraternização para os participantes e o público em geral”, explica o presidente da entidade, José Antônio Rodrigues. “Porto Alegre tem tradição em esportes náuticos, e vemos neste festival, que pretende ser anual na cidade, um estímulo ao turismo esportivo e à atração de visitantes de vários lugares para um evento que ao mesmo é de lazer às margens do Guaíba”, avalia o secretário adjunto da SMTUR, José Peres, que atuou na captação do festival para a cidade.
Inscrições - O 1º Festival de Canoagem de Porto Alegre e América Latina será aberto à participação de remadores profissionais e amadores. As inscrições serão feitas no local da largada – próximo à imagem de Oxum, orixá das águas doces – mediante a doação de 1kg de alimento não perecível ao Grupo de Escoteiros Urutu 155, de Belém Novo. O volume arrecadado será doado à instituição de caridade indicada pela prefeitura da Capital. Para participar, basta ter embarcação própria (canoa ou caiaque) e colete de proteção. Os organizadores recomendam ainda que o remador saiba nadar. A concentração no local será às 7h30 e a largada pontualmente às 9h, com encerramento às 13h. O percurso terá 10 quilômetros de extensão (ida e volta) na baia de Ipanema, local de partida e de chegada dos remadores.
Parcerias – Na organização do evento na Capital a AGDET, que realiza o mesmo festival em Tramandaí desde 2014, conta com a parceria do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), que montará uma tenda na orla de Ipanema com fornecimento de água potável, sistema de som e espaço para inscrições. Do Sesc/Fecomércio os remadores receberão medalhas de participação e camisetas alusivas ao evento. Também apoiam o evento o Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, a Marinha e o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>