1ª Maratona Aquática Cidade de Porto Alegre acontece neste sábado

Com tradição nos esportes náuticos e reconhecida nacionalmente pelo desempenho de seus atletas na natação em águas abertas, a capital gaúcha ingressa no circuito de provas da modalidade neste sábado, 10, quando ocorre na cidade a 1ª Maratona Aquática Cidade de Porto Alegre, com provas de 500m, 1.000m e 3.000m.
O palco da novidade esportiva será a raia de remo da Ilha do Pavão, sede náutica do Grêmio Náutico União (GNU), onde a largada das provas ocorrerá a partir das 8h. O evento seguirá até às 12h, com entrada franca. O clube disponibilizará suas barcas para o transporte até a ilha, das 7h às 10h, conforme a demanda de público que quiser acompanhar as provas e aproveitar o dia para descontrair com o visual da cidade a partir da ilha e das águas do Guaíba. A saída das barcas ocorrerá na Doca 3 do Cais do Porto, próximo ao terminal hidroviário dos catamarãs.
A realização da 1ª Maratona Aquática Cidade de Porto Alegre é da Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (FGDA), do GNU e da prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo e de Esporte, com apoio da Câmara Municipal, que em outubro deste ano aprovou a inclusão da disputa no calendário de eventos da Capital.
Provas – Idade não será problema para participar da 1ª Maratona Aquática Cidade de Porto Alegre, nas categorias feminino e masculino. A prova de 500m será aberta a nadadores dos 9 aos 12 anos de idade; a de 1.000m para iniciantes a partir dos 12 anos de idade; e a prova principal, de 3.000m, para nadadores experientes com até 90 anos de idade. Nadadores e nadadoras tem até quinta-feira, 8, para fazer sua inscrição no site da FGDA.
Nomes conhecidos têm presença confirmada: no masculino, André Pereira, que integrou o time olímpico do Brasil de nado livre 4×200 no Rio 2016; Samuel Menegon de Bona, Fernando Ponto, Matheus Evangelistas, Vinicius Eduardo Molz e Ricardo Gomes; e no feminino  as nadadoras Gabriela Cordeiro, Nicole Murgida e Marina Amorim – todos campeões brasileiros por equipe do Circuito Nacional de Maratonas Aquáticas.
Camarote flutuante – Além de representar um passo inicial para tornar o Estado uma referência na natação em águas abertas, a maratona busca dar visibilidade aos esportes que podem ser praticados no Lago Guaíba, reforçar o compromisso socioambiental da cidade com a natureza oferecida pela região do arquipélago e proporcionar à população uma interação com a orla.
Para ressaltar este clima, a maratona terá como atração inédita um camarote flutuante para que o público possa assistir a prova principal, de 3.000m, em sua totalidade. O tradicional barco turístico Cisne Branco estará em posição estratégica junto à raia de remo para acompanhar o percurso dos nadadores e, ao mesmo tempo, oferecer uma visão panorâmica da cidade aos passageiros. No barco, os espectadores terão café da manhã e receberão um kit com camiseta do evento. O investimento para desfrutar dessa visão privilegiada da maratona é de R$ 50. Os bilhetes estão à venda na sede da FGDA e do GNU.
O evento terá o apoio do Corpo de Bombeiros, da Marinha, da Associação Leopoldense de Canoagem e da Marina Jet de Eldorado do Sul, que auxiliarão na segurança e no monitoramento das provas. A Federação Gaúcha de Remos estará presente com barcos de apoio.

Você também pode se interessar por...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>